domingo, 15 de janeiro de 2012

Sistema Hidráulico

É uma palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/ aula/ tubo;
A hidráulica estuda o comportamento dos líquidos em movimento e em repouso. É responsável pelo conhecimento das leias que regem o transporte, a conversão de energia, a regulagem e o controle do fluído agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, etc.)


Pressão: É o efeito que uma força produz sobre uma superfície sobre a qual ela é aplicada;
Vazão: É o volume de água que passa por uma determinada seção de um tudo, por uma unidade de tempo;
Perda de carga: É a perda da pressão provocado pelo atrito entre as partículas do líquido e as paredes do tubo. Quanto maior a velocidade dentro das tubulações maior turbulência será causada pela rugosidade das paredes desses tubos.
Peças como “joelhos” ou “tês” que produz mudanças de direção e peças como registro, Provocam as perdas de cargas localizadas.

Vamos saber agora como se acontece o sistema de abastecimento de água:
Primeiro a água vai para o Manancial, cujo é a fonte onde se retira a água, logo vai para o equipamento e instalações que são utilizado para o transporte da água, a captação; O transporte é conhecido como Adução; O próximo passo é o Tratamento da água, no qual recebe melhorias das características  qualitativas da água a fim de que se torne própria para o consumo. Sendo utilizado no chamado ETA (Estação de Tratamento de Água).

Logo depois da água ser tratada ela passa pro processo de armazenamento para atender a diversos propósitos, como a variação de consumo e a manutenção da pressão mínima na rede de distribuição, é denominado de Reservação; Por último a água vai para rede de distribuição que é condizida aos edifícios e pontos de consumo, por meio de tubulações instaladas nas vias públicas.

Um fator importante para a seleção do manancial é que ele seja próximo do local de consumo, que tenha locais favoráveis a construções; transportes de sedimento pelo cursor d'água; ter um estudo técnico econômico e ambiental. 

Agora que sabemos como acontece o abastecimento de água, veremos os processo de quando a água sai do manancial e chega nas casas, o conhecido como tratamento da água:


Processo 1: 
Arejamento ou aeração: Tem como objetivo de eliminar o excesso de ferro, manganês e matéria orgânica (principalmente o dióxido de carbono) presente na água bruta, é necessário incluir na ETA à arejamento que consiste no contato entre a água e o oxigênio do ar. O processo aumenta o oxigênio dissolvido, o que melhora o sabor da água.


Processo 2:
Mistura rápida: A água passa por um processo de agitação artificial intensa e recebe produtos coagulantes, como o sulfato de alumínio, para agregar as impurezas leves.


Processo 3:

Floculação: Logo após de coagulantes, passa por câmeras de floculação onde são ligeiramente agitadas para facilitar a aderência  da impurezas, formando flocos sedimentares.


Processo 4:
Decantação ou Sedimentação: Ocorre em tanques decantadores, onde se verifica a sedimentação dos flocos formados na fase anteriores.


Processo 5:
Filtração: Por onde ocorre a filtração da água para eliminar as possíveis impurezas que ainda carregue. O material é a areia e carvão a ser utilizada. Com o objetivo de reter microrganismo e impurezas que passaram dos decantadores. Pode ser lento o processo, por ação da gravidade  ou rápido, se for por pressão.


Processo 6:
Desinfecção: Tem como finalidade a eliminação dos microrganismo ainda existentes, e efetua-se através da adição de produto químicos desinfetantes, geralmente cloro por ser processo prático e econômico.


Vejam algumas fotos desses processos:




Fonte: